ATA DE REGISTRO – FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA DESTE DOCUMENTO?


A Ata, é parte importante para construção da legalização do templo, terreiro ou instituições culturais. Saiba que é na ata, que estão registradas as maiores e importantes decisões que contam a história da instituição. A legalização do seu espaço via CNPJ. depende de uma ata e um ESTATUTO.


Por isso além de muito bem escritas as atas precisam estar registradas em cartório principalmente as de alteração de endereços, composição de diretoria, eleições da diretoria, conselhos e as atas das assembleias onde as decisões mais importantes forem tomadas.


Precisamos registrar as atas das assembleias ordinárias e extraordinárias. Essas são as obrigatórias. As assembleias ou reuniões de diretoria não são de registro obrigatório. É importante as atas sempre no mesmo cartório. Uma vez registrada a ata de fundação da associação todas as outras devem ser registradas no mesmo cartório de registro de títulos e documentos.


Quando se registra a Ata de fundação da associação, você vai registrar também o estatuto, esse documento é a certidão de nascimento da instituição, que recebe as assinaturas do presidente e de um advogado de sua confiança, contratado conforme as regras estabelecidas pela OAB.


Todas essas assinaturas terão firma reconhecida. Junto a assinatura do advogado deve estar anota número de registro dele, na OAB Ordem dos Advogados do Brasil. Todas as atas registradas deverão compor um único documento ou livro de registros.


Colecione as atas por ordem cronológica em uma única pasta. Assim você terá toda a história da instituição em suas mãos. Junte nessa pasta também as de reunião da diretoria onde as decisões são tomadas para o dia a dia da instituição.


O secretário da associação ou ainda a pessoa, ou empresa contratada para digitação e diagramação das atas deve sempre manter duas cópias de segurança. Uma em formato digital e outra impressa, para qualquer eventualidade ou necessidade de apresentação para fiscalização, reuniões, acompanhamento e entrega quando solicitadas.


Ter toda a documentação da sua instituição em ordem pode poupar tempo na hora em que você precisar deles para apresentar em eventuais projetos, editais ou mesmo, para conseguir aprovação das contas bancárias instituição.


Bom! Bem basicamente este é o passo a passo da importância da Ata e como deve ser cuidada. Sucesso e mantenha tudo organizado. Se gostou da informação dá um like para sabermos que você gostou e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, um deles pode estar precisando desta informação.


Deixe seu comentário na publicação, isso ajuda a gente a saber o que precisamos melhorar e que informação é mais relevante para você conhecer sues direitos e deveres, para legalização do seu terreiro ou criar uma instituição que possa promover ações e atividades que gerem renda e trabalho. A gente se vê.


FONTE: CONTABILIDADE PARA TERREIRO

www.contabilidadeparaterreiro.com.br

(11) 93956-5663


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo